domingo, 12 de maio de 2013

RESPEITO: Alguém sabe o que é isso na internet?

Esse post do blog hoje, será um pouco mais pessoal e com um pouco de indignação. Pois bem, no início deste ano, escrevi e postei em minha página pessoal do Facebook, um pequeno texto de minha autoria e compartilhei com meus amigos, algo que sempre faço. Tempos depois, coincidentemente, um de meus contatos, compartilhou um print com um texto supostamente escrito pelo jornalista Pedro Bial. Até aí 'tudo bem', se não fosse o fato de que o texto era um print do meu post, numa montagem que indicava que o autor seria o jornalista e apresentador.

Até onde vai o desespero das pessoas por atenção? Qual o motivo desse desespero desenfreado por uns likes e shares?
É simplesmente degradante ao que as pessoas estão dispostas a se submeter para alcançar esse 'reconhecimento' barato, conquistado às custas do trabalho alheio, e pior, sem ganhar nada com isso.

O problema todo não é apenas o compartilhamento errado do meu texto. Aí vai um recado para os donos destas páginas que publicam textos sem a certeza da autoria:

1 - O senhor Pedro Bial é um jornalista, uma pessoa pública que trabalha e ganha com sua imagem. Um formador de opinião, e toda e qualquer coisa relacionada a seu nome, pode contribuir tanto de maneira positiva como negativa, na sociedade. A atribuição de seu nome à qualquer produto, seja um texto, imagem, áudio, vídeo, etc, sem a autorização do mesmo, é CRIME! Então fiquem espertos...

2 - O texto compartilhado, de minha autoria, Bruno Mattos, está registrado sob licença Creative Commons - Atribuição -  SemDerivados 3.0 Não Adaptada (para mais informações confira o site http://creativecommons.org.br/ ).
Com essa licença, autorizo o compartilhamento e uso do texto com fins lucrativos ou não, desde que o mesmo NÃO SEJA ALTERADO e SEJAM CONCEDIDOS OS CRÉDITOS DEVIDOS AO AUTOR.
Portanto, a utilização do meu texto da forma que está sendo feita, não atende aos critérios que são exigidos para que o uso seja feito legalmente, constituindo infração por parte dos responsáveis pelo compartilhamento e uso.

O objetivo deste post é esclarecer de uma vez por todas para os desavisados, que a internet não é uma terra sem lei, e que é preciso consciência e respeito em seu uso.
Milhares de autores, não tão conhecidos, tem seus textos, seus trabalhos muitas vezes compartilhados e atribuídos a nome de autores e artistas famosos, o que pode até ser uma honra, mas que fere o respeito acriadorao artista responsável.

Enfim, segue meu texto para que, talvez assim, passem a reconhecê-lo pelo seu 'pai biológico'.:

''Já não corro mais atrás de ninguém porque simplesmente entendi que não vale a pena. Seja uma amizade ou um amor, se a pessoa é digna de você ela nunca estará nem a frente e nem atrás, ela estará sempre do seu lado.

Se você tem que correr atrás, então é porque a pessoa está fugindo de você.
Sinceramente? Não vale a pena querer quem não nos quer!

O mundo gira, tudo muda o tempo todo e tudo se renova, inclusive as pessoas de nossa vida. Apenas espero pelo melhor e saiba reconhecê-lo quando ele estiver do seu lado...''

Bruno Mattos.


Licença Creative Commons

2 comentários:

  1. Disse TUDO, Bru!
    É mesmo uma falta de respeito, e principalmente uma falta de CONHECIMENTO. Espero que esse post tenha esclarecido as dúvidas desse povo que acha que pode fazer o que bem entender na web. E que abram os olhos!

    ResponderExcluir
  2. Que absurdo! Eu também tenho um blog e gosto muito de escrever, felizmente nunca tive a infelicidade de ver algo meu postado assim sem a devida autoria ou mesmo com autoria de outra pessoa, porém não me surpreenderia se me deparasse com tal situação. Gostei da iniciativa de postar essas orientações, espero que esclareça as pessoas sobre os direitos autorais alheios. Abraço

    ResponderExcluir